Um Fruto do Bom Humor

Olá olaaa!

Para começarmos bem o novo ano, com energia e bom humor, é importante que comamos um fruto que tem uma forma muito idêntica ao nosso cérebro, ou seja, as nozes.

A árvore que dá este fruto é a nogueira, que é bastante cultivada em Portugal, no entanto é interessante referir que as nozes são as sementes da nogueira e não o seu fruto.

Segundo a sua composição nutricional são classificadas como um fruto gordo, sendo dos mais nutritivos pois além de proteínas, hidratos de carbono e lípidos insaturados (ómega-3 e ómega-6) que são benéficos para a nossa saúde, contêm também uma grande quantidade de minerais (potássio, fósforo, magnésio, cálcio, zinco e ferro) e vitaminas (B1, B6, B9, A, C e E), muito úteis para manter o nosso organismo saudável e activo.

Estas propriedades ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares, doenças neuro degenerativas (ex: Alzheimer), da diabetes, da osteoporose, do cancro da mama e da próstata. Também estimula a memória, melhora a qualidade do sono, da pele e do cabelo e ainda combate o stress, a fadiga e o cansaço físico.

Apesar de ser um alimento muito nutritivo é muito importante salientar que a noz apresenta um valor calórico bastante elevado (689Kcal/100g de miolo), essencialmente devido ao elevado teor de gordura que possui, razão pela qual deve ser consumida com moderação. Apesar de não existir uma dose máxima de nozes por dia, recomenda-se uma ingestão que ronde as 20g por dia, o que corresponde a cerca de 4 unidades.

São um alimento muito versátil, pois dá para comer sozinha, com cereais, com fruta ou ainda em batidos. Também se podem adicionar a alguns pratos salgados como sopas, saladas, risotos, massas e molhos ou mesmo na confecção de sobremesas e bolos.

Não esquecer:

  • As nozes são uma óptima opção para introduzirem nos vossos lanches, quer da manhã quer da tarde, ou mesmo ao vosso pequeno-almoço, por exemplo com cereais!
  • Não as consumam em excesso, pois podem contribuir para o aumento do peso corporal, para um desconforto gastrointestinal ou até provocar dificuldades na digestão.

Espero que tenham gostado e que passem a introduzir este fruto na vossa alimentação, mas já sabem de forma moderada! 😉

Com carinho Lara Pombo

Nozes

ADICIONAR UM COMENTÁRIO