Um Fruto de Outono

Olá olaaa!

Como estamos no mês do São Martinho, não poderia deixar de falar de um fruto muito característico desta altura, que são as castanhas.

Estas são classificadas como um fruto tradicional do Outono, no entanto a sua composição nutricional é mais aproximada à dos cereais do que à dos restantes frutos gordos (noz, avelã, amêndoa ou amendoim). No grupo dos frutos gordos e amiláceos, as castanhas são o alimento menos calórico (185kcal/100g de miolo), com mais hidratos de carbono (39,8g/100g), rico em água (cerca de 50%) e com o menor teor de gordura (1,1g/100g).

Possuem quantidades apreciáveis de fibra, vitaminas, minerais e antioxidantes. Dentro das vitaminas, destaca-se a vitamina C, sendo que uma porção de castanhas (10 castanhas) fornece metade da dose diária recomendada de vitamina C.

Devem ser conservadas num local fresco e seco, resguardado da luz, sem recorrer ao uso de um saco de plástico para as guardar, pois facilmente ganham bolor e ficam estragadas.

São um alimento muito versátil em termos de confecção, pois podem-se comer cozidas, assadas, como acompanhamento de pratos, na base de sopas ou na confecção de sobremesas e bolos.

Não esquecer:

  • As castanhas são uma óptima opção para substituir a batata, a massa ou o arroz às refeições.
  • Cuidado quando comerem castanhas cruas, pois podem provocar flatulência.

Espero que tenham gostado e que passem a utilizar mais as castanhas nos vossos pratos! 😉

Com carinho Lara Pombo

Castanhas

ADICIONAR UM COMENTÁRIO