Um Alimento de Outono

Olá olaaa!

Como estamos no mês de Novembro vou começar por falar de um alimento característico desta época, que são os cogumelos.

Estes são classificados como vegetais, no entanto pertencem ao grupo dos fungos, sendo que em Portugal estão identificadas cerca de 300 espécies, mas pouco mais de uma dezena são comestíveis.

Os cogumelos mais comercializados em Portugal são os cogumelos brancos (mais conhecidos por champignons de Paris), os shiitake (cogumelos pretos do Japão), os cogumelos castanhos (champignons marrons) e os cogumelos silvestres. Estes últimos só se encontram à venda nos meses de Março, Abril, Maio, Outubro e Novembro, altura em que existe precipitação e, simultaneamente, as temperaturas são amenas.

Podemos encontrar à venda cogumelos frescos, congelados, desidratados e enlatados.

Do ponto de vista nutricional, os cogumelos são um excelente alimento, pois têm um baixo valor calórico (entre 20-30 kcal/100g) e uma quantidade baixa de gordura. Por outro lado, têm um valor proteico muito interessante para uma fonte não animal, principalmente os cogumelos brancos (3g de proteína/100g).

Contêm algum conteúdo em fibra e quantidades apreciáveis de vitaminas, minerais e substâncias com características antioxidantes.

Não esquecer:

  • Os cogumelos são uma óptima opção para substituir a carne ou o peixe às refeições.

Espero que tenham gostado e que passem a incluir os cogumelos na vossa alimentação!

Com carinho Lara Pombo

ADICIONAR UM COMENTÁRIO