O Fruto Mais Esperado do Ano

Olá olaaa!

Para começarmos bem o mês de Junho, hoje venho falar-vos de um fruto que eu adoro e que é o mais esperado do ano inteiro, ou seja, as cerejas.

Estas costumam aparecer no final de Maio ou início de Junho, e vão até meados de Julho, infelizmente tem um tempo muito curto de colheita.

A árvore que dá este fruto é a cerejeira, que é bastante cultivada em Portugal, principalmente na região da Cova da Beira (Fundão e Covilhã). Esta árvore é típica das regiões frias, pois necessita de 800 a 1000 horas de frio, é por esta razão que se dão tão bem na serra.

As cerejas têm uma cor vermelho intenso, oscilando entre o vermelho e quase negro, com uma polpa macia e suculenta, uma textura suave e um sabor adocicado.

Do ponto de vista nutricional, as cerejas são muito interessantes, pois apesar de possuírem um baixo valor calórico (60 Kcal/100g), são ricas em fibras, vitaminas (A, C) e minerais (potássio, cálcio, fósforo, magnésio).

Desta forma são óptimas aliadas para a nossa saúde e bem-estar, devido ao seu poder antioxidante e anti-inflamatório. Vão então reforçar o sistema imunitário, prevenir as doenças cardiovasculares, retardar o envelhecimento, melhorar a qualidade do sono, reduzir as dores musculares, melhorar o funcionamento do trânsito intestinal e combater a hipertensão.

Normalmente são consumidas ao natural, que é como sabem melhor! 😊 No entanto, também podem ser usadas em compotas, geleias, sumos naturais, batidos, bolos e licores.

Apesar das cerejas serem um fruto pequenino são muito grandiosas nas suas propriedades, não só pelo que já referi anteriormente como também pelos benefícios a nível dos pezinhos e dos caroços, ou seja, é um fruto em que dá para aproveitar tudo.

Os pés das cerejas são utilizados para fazer chá, que é bom para combater as infecções urinárias, as pedras nos rins e serve ainda de diurético. Caso queiram fazer este chá, podem deixar secar os pés da cereja ao sol durante cerca de uma semana e depois guardá-los num frasco.

Em relação aos caroços podem guardá-los para fazerem saquinhos de sementes, que são bons para relaxar os músculos e aliviar dores de costas ou cólicas. Para utilizarem estes saquinhos, basta aquecê-los no micro-ondas.

Não esquecer:

  • As cerejas são uma ótima opção para comer como sobremesa ou nos lanchinhos da manhã ou da tarde.
  • Devem ser guardadas no frigorífico sem lavar nem tapar.
  • Para fazer o chá podem colocar 3 colheres de sopa de pés de cereja secos para cada litro de água, deixando ferver durante cerca de 5 minutos.

Espero que tenham gostado e que a partir de agora aproveitem todos os benefícios que este fruto nos dá! 😉

Com carinho Lara Pombo

Comentário

  1. Eu adoro cerejas, as minhas colegas volta e meia brincam comigo por há uns dois tive uns dois ou três meses com desejos de cerejas e quando chegou a época desta fruta comi uma caixa intera sozinha num dia.
    Beijinhos.

    1. Lara Pombo

      Ola olaaa! 🙂
      Eu também gosto imenso de cerejas, mas acho que tu me ganhas!lolol
      Beijinhos

ADICIONAR UM COMENTÁRIO