Hortícola Refrescante

Olá olaaa!

Como o calor ainda continua, hoje venho falar-vos sobre um hortícola que tem um efeito refrescante, hidratante e calmante, que é principalmente apreciado nestes dias de calor, ou seja, o pepino.

O pepino é o quarto vegetal mais cultivado no mundo, sendo originário da Ásia, mais precisamente da Índia.

É caracterizado por ser longo, com uma casca em tons de esverdeado e uma polpa de cor clara, possui também sementes achatadas semelhantes às do melão. Tem um sabor suave e a sua textura é aguada e crocante ao mesmo tempo.

Do ponto de vista nutricional, o pepino é muito interessante, pois tem apenas 17 Kcal/100g, sendo muito rico em água, cerca de 95%, assim como em vitaminas (A, Complexo B, C, Carotenos) e minerais (potássio, fósforo, cálcio, magnésio).

Possui diversas qualidades devido ao seu poder antioxidante e ao facto de ser um diurético natural. Desta forma vai ajudar na regulação intestinal, prevenir o envelhecimento precoce, melhorar a contração e saúde muscular, ajudar na circulação sanguínea e melhorar a saúde da pele, unhas, olhos, cabelo e do coração.

O pepino geralmente é consumido em cru em saladas, podendo também ser adicionado a sumos, sopas frias ou quentes e conservas (picles). Pequenas tiras de pepino ou em picles podem ser servidas como aperitivo ou mesmo como um lanchinho.

No entanto, nem todas as pessoas o conseguem digerir de uma forma eficiente, como tal, podem arranjar uma alternativa para o poderem consumir. Por exemplo, colocando rodelas de pepino na água, de forma a aromatizá-la, e beberem ao longo do dia.

Não esquecer:

  • A melhor forma de evitar uma ressaca pela manhã é não beber demais, mas caso tenha acontecido, experimentem comer algumas rodelas de pepino antes de se deitarem, desta forma vão repor alguns dos nutrientes essenciais que o corpo perdeu, evitando dores de cabeça no dia seguinte.

Espero que tenham gostado e que aproveitem para refrescar o vosso organismo! 😉

Com carinho Lara Pombo

ADICIONAR UM COMENTÁRIO