Como Guardar os Medicamentos

Olá olaaa!

Em casa temos sempre a nossa farmácia com medicamentos para prevenir doenças, curá-las ou até mesmo para aliviar alguns sintomas. Desta forma, é muito importante que os guardemos em boas condições, para que se consiga ter o efeito desejado.

Para conseguirem ter os medicamentos bem organizados e armazenados, vou deixar-vos aqui algumas sugestões:

1- Esvaziar e limpar o local onde têm os medicamentos.

2- Verificar se os medicamentos estão todos nas embalagens originais com a respectiva bula, dentro do prazo de validade e em bom estado de conservação, ou seja, que não tenham mudado de cor, cheiro, consistência, etc.

3- Todos os que não cumprem os requisitos anteriormente referidos devem ser entregues numa farmácia, não devem nunca colocá-los no lixo ou deitar para a sanita.

4- Depois desta triagem feita, os medicamentos devem ser guardados em locais frescos, secos e protegidos do sol, pois a exposição excessiva ao calor ou à humidade pode alterar as estruturas físico-químicas, comprometendo a sua eficácia e segurança terapêutica.

5- Devem também ter em atenção o facto destes estarem fora do alcance das crianças e dos animais, assim como também não devem estar junto de produtos de limpeza, perfumes e alimentos.

6- Podem organizá-los de uma forma mais prática, separando-os por categorias: anti-histamínicos, antigripais, analgésicos, anti-inflamatórios, xaropes, vitaminas, etc.

7- Podem ainda separá-los para cada membro da família, colocando na caixa do medicamento o nome da pessoa que o costuma tomar.

Não esquecer:

  • Devem evitar ao máximo armazenar os medicamentos na casa de banho onde tomam banho por causa da humidade ou na cozinha por causa do calor, sendo melhor optarem por colocá-los num armário no quarto ou num armário de toalhas no corredor.
  • Existem riscos associados ao consumo de medicamentos fora da validade, quer seja por menor eficiência quer seja por se tornar tóxico e/ou causem efeitos colaterais diferentes dos previstos.

 Espero que tenham gostado e que a partir de agora a vossa farmácia esteja sempre organizada! 😉

Com carinho Lara Pombo

 

ADICIONAR UM COMENTÁRIO