Como Combater os Excessos da Época Festiva

Olá olaaa!

Depois de uma época festiva, como foi o Natal e a Passagem de Ano, é muito habitual que apareçam uns quilinhos a mais!

Como bons portugueses que somos gostamos muito de conviver à mesa, e como tal acabamos sempre por cometer alguns excessos! Excessos esses que até são “saudáveis” nesta altura, pois o problema não é o que comemos entre o Natal e a Passagem de Ano, mas sim entre a Passagem de Ano e o Natal! 😉

 

Para vos ajudar a desintoxicar o organismo deixo-vos aqui 7 dicas:

1- Nunca esquecer de tomar o pequeno-almoço nem saltar refeições. É muito importante comer várias vezes ao dia, mas refeições pouco abundantes de forma a manter os níveis de energia do organismo. O truque é comer de 3 em 3 horas, o que perfaz 5 a 6 refeições diárias, assim andamos mais saciados e não temos ataques de fome!

2- Ingerir muita água ou infusões (sem açúcar). Como abusámos nesta época é muito natural que tenhamos alguma retenção de líquidos e algum inchaço abdominal, daí a importância de beber pelo menos 8 copos de água (200 ml cada). Caso tenha dificuldade em beber água no Inverno pode beber infusões, mas sem açúcar, pois já comemos muito nas festas!

3- Apostar no consumo de vegetais. Desta forma conseguimos garantir a quantidade de fibra e vitaminas que necessitamos para conseguir expulsar as toxinas acumuladas. Podem comer na sopa, cozidos, salteados, grelhados ou a vapor, o que importa é comê-los! 😊

4- Evitar ao máximo comer um doce à sobremesa. Uma vez que andámos tantos dias a comer doces, o corpo habituou-se, deve por isso substituí-los por uma peça de fruta, uma vez que também é doce, mas é um doce natural!

5- Passar a comer em pratos de sobremesa. Uma vez que cometemos alguns excessos, o nosso estômago dilatou um pouco, ao reduzir a quantidade no prato vamos reajustar a quantidade certa que devemos comer. É um óptimo truque pois temos a sensação que o prato está cheio, mas, no entanto, estamos a diminuir a quantidade de comida!

6- É extremamente importante evitar comer fritos, carnes vermelhas e açúcar. Tente fazer a sua comida e pelo menos durante duas semanas não coma comida industrializada.

7- Fazer actividade física. Não precisa de ir a correr inscrever-se num ginásio, basta caminhar diariamente 30 minutos que já ajuda bastante, mas atenção não é caminhar a ver as montras dos saldos, é a andar com uma passada constante e um pouco acelerada. Se preferir, em vez de caminhar, pode dançar, fazer ioga, saltar à corda… o que importa é que se mexa! 😊

Espero que tenham gostado e já sabem se tiverem alguma questão não hesitem em fazê-la, terei todo o gosto em ajudar! 😉

Com carinho Lara Pombo

ADICIONAR UM COMENTÁRIO