Alimento Anti-stresse

Olá olaaa!

Nos dias de hoje as pessoas andam super stressadas na correria do dia-a-dia, por isso hoje venho falar-vos de um alimento que ajuda a combater este stresse, que é a banana.

A árvore que dá este fruto é a bananeira, que é cultivada em cerca de 130 países, ou seja, em praticamente todas as regiões tropicais do mundo.

Do ponto de vista nutricional, as bananas são bastante interessantes, pois são ricas em fibras, vitaminas (A, C e do complexo B) e minerais (potássio, magnésio). São também ricas em hidratos de carbono, sendo por isso uma óptima fonte de energia para o organismo, cujo o valor calórico em média é de 95 Kcal/100g.

A banana, enquanto está verde, é constituída essencialmente por água e amido, e é por essa razão que o seu sabor é adstringente. À medida que vai amadurecendo, o amido transforma-se em açúcares mais simples, como a frutose, a glicose e a sacarose, que lhe dão o sabor doce.

Existem vários benefícios relacionados com o consumo desta fruta, nomeadamente no auxílio da regulação intestinal, na diminuição do apetite, acalma o sistema nervoso, ajuda a normalizar os batimentos cardíacos quando estamos stressados, evita cãibras musculares, reduz a pressão arterial, fortalece o sistema imunitário, melhora o humor e ajuda a combater a depressão.

Normalmente as bananas são consumidas ao natural, pois são um dos frutos mais fáceis de descascar. São também um ingrediente utilizado numa grande variedade de pratos doces e salgados.

Não esquecer:

  • Apesar de ser uma boa fonte de fibra não se devem consumir bananas verdes pois podem causar obstipação, no entanto podem ser uma boa opção para ajudar a combater diarreias.

Espero que tenham gostado e que passem a introduzir este fruto no vosso dia-a-dia! 😉

Com carinho Lara Pombo

ADICIONAR UM COMENTÁRIO