Alimento Amigo da Pele

Olá olaaa!

Finalmente chegou o sol e com ele veio também o calor, pois já falta muito pouco tempo para entrarmos na estação do ano que eu mais gosto que é o Verão! 😊

Nesta altura do ano costumamos apanhar sol, quer seja na praia, na piscina ou mesmo em passeios de lazer, por isso venho-vos falar de um alimento que ajuda a proteger a nossa pele, que é a cenoura.

Esta é classificada como um vegetal de raiz, tipicamente de cor laranja, no entanto também existem de cor roxa, branca, amarela e vermelha, mas não são muito comuns. Tem uma textura crocante quando consumida crua e um sabor doce.

Do ponto de vista nutricional, as cenouras são bastante interessantes, pois são ricas em fibras, vitaminas (A, C, Ácido fólico e Carotenos) e minerais (potássio, cálcio, fósforo, iodo) e têm apenas 19Kcal/100g.

Existem vários benefícios relacionados com o consumo deste legume, nomeadamente reforça o sistema imunitário, fortalece o sistema respiratório, ajuda na regulação intestinal, previne o envelhecimento precoce, melhora a visão nocturna, protege a pele, os dentes, os ossos e o cabelo. Ajuda ainda a manter o bronzeado por mais tempo e torna-o mais bonito, uma vez que o betacaroteno, que é responsável pela coloração alaranjada, promove a coloração da pele e protege contra os raios ultravioletas.

As cenouras podem ser consumidas cruas ou cozidas. Em cru pode ser inteira, em saladas ou sumos. Cozida pode ser também inteira ou para adicionar a sopas, cozidos de carne ou peixe, refogados, suflês e bolos.

Apesar da parte folhosa do legume não ser comida na maioria das culturas, esta também é comestível, podendo utilizá-la como uma erva aromática em sopas, saladas, sumos verdes, etc.

Não esquecer:

  • Devem começar a consumir alimentos ricos em betacaroteno, como o caso da cenoura, cerca de 20 dias antes da exposição solar para conseguir alcançar a epiderme da pele, de forma a proteger contra os raios ultravioletas e a ajudar no bronzeado.
  • Cuidado para não consumirem em excesso, pois podem ficar com a pele alaranjada. São precisas apenas 100g de cenoura para garantir a dose diária de vitamina A.
  • Uma vez que a cenoura é rica em vitamina A e esta é solúvel em gordura, para que a sua absorção seja mais eficiente pode acompanhar com uma gordura saudável como é o caso do azeite.

Espero que tenham gostado e que a partir de agora comecem a introduzir este legume no vosso dia-a-dia! 😉

Com carinho Lara Pombo

Comments

    1. Lara Pombo

      Beijinhos e obrigada pelo comentário! 🙂

Comments are closed.